Morando na Alemanha você logo perceberá que os alemães mais jovens tem um quê de bicho-grilo. Eles são todos naturebas, coisas orgânicas, fair-trade, e tal.
Em vários sentidos isso é positivo, claro: são saudáveis, se preocupam com o meio ambiente, evitam marcas que não têm preocupações sociais ou ambientais, essas coisas.
Mas em determinados momentos isso é levado um pouco ao extremo.
Um bom exemplo é a moda de andar descalço. Pela rua. Sim. Descalço. Pela rua.

Dois ilustres rapazes caminhando descalços no asfalto, por que não? (Um dos chapéus pode ter sido adicionado no Photoshop para resguardar identidades alheias)
Por quê? Não sei. Não sei. Eu suspeito que seja uma coisa de retornar às origens, sentir o mundo nos pés, tocar a natureza com a pele, sei lá.
Sim, eu sei o que você está pensando. Mas… na rua? A rua é suja! O asfalto queima quando tá sol! Tem xixi de cachorro! Tem xixi de bêbado! Tem bituca de cigarro! Tem caco de vidro! Tem chiclete! Tem todo tipo de nojeira na qual você vai pisar com seus pés desprotegidos! Por quê?? Por quê??
Aqui em Dresden, no verão, é realmente muito comum ver jovens andando descalços pela rua, especialmente aqui na Neustadt, o bairro onde moram os estudantes da universidade, onde tem todos os bares, e tal. Não sei se é uma coisa daqui ou da Alemanha em geral, mas já vi um ou outro em Berlim, também.
Ainda não tive a coragem de chegar num alemão descalço para perguntar qual o motivo dessa rebeldia de abandonar os sapatos.
Sem ter mais o que escrever sobre o assunto, termino esse post com algumas das fotos de pessoas andando descalças que colecionei ao longo dos meses:

Um jovem rapaz esperando o tram na estação, descalço. (e nesse dia, embora fosse em Junho, tava 12˚C. Não era dia de andar descalço.)
(Publicado em 9 de Junho de 2015)
Nem o teu namorado sabe o porque disso? Que doidera…
Ele não anda descalço por aí mas, diferente de mim, não acha que os alemães que andam descalços por aí são totalmente esquisitos!
Olá,
Interessante o post.
Moro no Sul, perto de Ravensburg, não me parece ser um hábito comum dos Alemães por aqui…mas, vou passar a observar melhor.
Gosto e adoto a ideia de uma vida saudável e sustentável, porém andar descalça não está nos meus planos não, rs…
Grüße aus Allgau,
Mari
Eu não diria que é uma opção muito saudável, rsrsrs! Sustentável talvez, já que vc economiza o material dos sapatos, hahaha!
Engraçado!!! Hoje em dia lutam por tudo, liberdade sexual, feminismo, liberdade religiosa etc. Agora andar descalço é sinônimo de rebeldia, doideira e até mesmo motivo pra se indagar quem assim anda!!! Tenha paciência!!
Eu moro a dois anos em berlin e acima da temperatura de 8 grau so ando descalço e em todos lugares menos nos banheiros publico e alguns lugares que me põe para fora .Ja faz 6 anos que ando descalço. Não pode comparar o nojo do chão das pessoas que tem a sola do pé grossa com as que que tem a sola extremamente fina . Eu mesmo tenho mais nojo das minhas mãos ao andar nos transportes publico que dos pés.AGORA QUEM OPTAR POR ANDAR DESCALÇO TEM QUE TOMAR AS 3 DOSE DE VACINA ANTITETANICA