Se você tiver visitado a Alemanha durante o inverno, talvez tenha visto e se perguntado o que seriam umas misteriosas “bolas” de folhas em árvores. Assim:
Chamam-se viscos, ou visgos. Você possivelmente nunca tenha ouvido falar esse nome porque é uma planta de climas temperados, mas talvez já tenha se deparado com o nome em inglês: Mistletoe (em alemão, Mistelzweig).
Visco é uma planta parasita que se desenvolve nos galhos de uma árvore hospedeira, “roubando” água e nutrientes da mesma. Elas são bem comuns por aqui então no inverno, quando as árvores perdem suas folhas, você vê viscos pelos galhos de algumas árvores por aí.
Na maior parte das vezes o visco, embora parasita, não representa grande perigo para a árvore hospedeira, que sobrevive normalmente. Só em alguns casos quando a “infestação” de viscos for realmente muito severa, quando nem parece que a árvore está sem folhas de tantos viscos nos seus galhos, é que a árvore pode acabar morrendo. E o visco também tem sua própria importância ecológica, servindo no inverno de alimentação para algumas espécies de pássaros, etc.
E por serem vistos só no inverno (já que no verão eles ficam cobertos pelas folhas da árvore), eles acabaram culturalmente associados à essa época, sendo usado por exemplo como decoração de natal pendurada em portas. E é também bem conhecida a tradição de que sob uma decoração de visco, um casal deve se beijar. O que deve ser bem interessante quando se é pré-adolescente, ficar tentando criar situações diversas pra encontrar aquele amor platônico embaixo de uma decoração de visco na época do natal e ter então uma boa desculpa pra um primeiro beijo!
(Publicado em 8 de Novembro de 2015)