Ausbildung – cursos técnicos

Algo que eu acho interessante na Alemanha é que para muitos empregos que não exigem qualificação superior acadêmica, você ainda precisa de um diploma de um curso técnico para poder exercer aquela profissão.

Na verdade, são pouquíssimas as profissões que você pode exercer de maneira fixa sem nenhum tipo de curso profissionalizante, se é que tem alguma.

Para falar disso, primeiro tenho que explicar como funciona o sistema educacional na Alemanha. Mas eu já fiz isso, nesse post aqui. Resumindo a história, você tem alguns caminhos possíveis: ou você faz o Gymnasium e o Abitur, que seria o equivalente a fazer o ensino médio até o final e ter o ENEM como um diploma final de ensino médio, ou você faz ou a Realschule ou a Hauptschule, que são menos anos de escola e com o diploma dessas escolas você pode fazer cursos profissionalizantes ou técnicos, mas não ingressar na universidade. Para entrar numa universidade você precisa do tal Abitur, algo similar ao ENEM.

Existem também algumas combinações possíveis, por exemplo colégios técnicos, onde você pode fazer um curso técnico e o Abitur ao mesmo tempo.

Terminado a escola você tem então dois caminhos possíveis: ou você entra numa universidade (Universität) ou numa escola superior (Fachhochschule), ou você faz uma Ausbildung, que é um curso técnico profissionalizante de, normalmente, 3 anos.

A diferença importante entre uma Ausbildung e um curso universitário (além da diferença óbvia de um ser acadêmico e o outro técnico) é uma Ausbildung é sempre diretamente conectada com uma bolsa, até porque é uma mistura de trabalho e estudo, você aprende aquela profissão enquanto a exerce, e é portanto pago por isso. A Ausbildung é por isso uma boa alternativa pra quem quer já receber um salário diretamente depois de sair do ensino médio, e também para quem não tem muita afinidade com a academia, já que é um curso mais prático.

Mas alguns desses cursos podem ser beeeem concorridos. Principalmente aqueles que dão acessos a profissões mais procuradas, claro. Você pode fazer Ausbildung pra ser padeiro/a, vendedor/a, carpinteiro/a, para trabalhar numa piscina pública, costureiro/a ou até profissões que precisam de uma qualificação mais específica como fonoaudiólogo/a, parteiro/a, entre outros. Praticamente qualquer emprego que não exige uma qualificação universitária exige uma Ausbildung.

Alguns exemplos:

A minha cunhada fez o Gymnasium + Abitur, então poderia se inscrever numa universidade. Mas como ela não se dava muito bem com a área acadêmica, preferiu seguir uma carreira mais prática, onde ela pudesse aprender a profissão enquanto trabalhava. Ela primeiro conseguiu um emprego numa loja de móveis de couro. O emprego era ligado a uma Ausbildung que era parte na universidade – com aulas teóricas sobre marketing, business, etc – e parte na própria loja aprendendo a profissão. Com o diploma dessa Ausbildung, depois que ela resolveu sair dessa loja, ela conseguiu um emprego trabalhando para uma rede de supermercados como responsável por encomendar os produtos que o supermercado vende: ela tem que saber otimizar as quantidades a serem encomendadas para evitar que os produtos esgotem ou sejam disperdiçados, ela tem que saber quando encomendar cada tipo de produto de acordo com as vendas, etcetc.

Uma amiga minha brasileira que mora aqui resolveu, depois de vir pra cá, seguir uma carreira diferente. Ela tinha curso superior em biologia, mas estava se interessando por obstetrícia e resolveu tentar uma Ausbildung para ser parteira. Ela conseguiu uma vaga bem concorrida para a Ausbildung do hospital universitário local, que tem duração de 3 anos. Nos dois primeiros anos, o curso alterna entre 5 semanas de teoria, com aulas normais e provas, e 5 semanas de prática no hospital. O último ano é inteiro no hospital, exceto por 5 semanas de aula preparatória para o exame final que dá a certificação para exercer a profissão. Fazer a Ausbildung significa que ela é contratada pelo hospital como um emprego normal, recebe um salário suficiente, além de todos os benefícios obrigatórios de contratação como férias, seguro de saúde, previdência, etc. Completando a Ausbildung no hospital ela ainda tem boas chances de ser contratada pelo próprio hospital para exercer sua profissão lá.

Não é incomum que algumas pessoas façam uma Ausbildung para começar uma profissão e alguns anos depois acabem se inscrevendo em cursos universitários também relacionados. Um exemplo é um colega que trabalha junto com meu namorado, que primeiro fez uma Ausbildung de desenho técnico e depois, já trabalhando, resolvou ir estudar arquitetura na universidade.

A maioria desses cursos têm 3 anos de duração, mas há alguns com 2 ou 4 anos de duração. As bolsas variam entre aproximadamente 500 a 950 euros no primeiro ano e 750 a 1400 euros no último ano (Em todos os cursos a bolsa aumenta ao longo do curso). Alguns valores mais específicos:
Um aprendiz de padeiro recebe no primeiro ano 458 euros, no segundo 620 euros, e no terceiro, 750. (valores mensais, claro).
Um aprendiz de construtor de ruas recebe no primeiro ano 755 euros, no segundo 1.115 euros, e no terceiro, 1400 euros.
Um aprendiz de sapateiro recebe no primeiro ano 710 euros, no segundo 740, e no terceiro 830 euros.
Aqui tem uma lista com as diferentes profissões e o salário médio da Ausbildung para cada ano de curso.

A maior diferença que eu percebi entre a Alemanha e o Brasil nesse sentido de cursos ténicos e profissões que não exigem curso superior é que essas profissões não são desvalorizadas como no Brasil. No Brasil, quem não faz curso superior ou exerce uma profissão que não exige qualificação acadêmica de nível superior é sempre visto como alguém inferior, menos capaz. Tem uma separação muito grande entre as profissões e como elas e as pessoas que as exercem são vistas. Aqui alguém que exerce profissões menos acadêmica não é visto como uma pessoa menos capaz ou inferior em nenhum sentido. E o fato de todas as profissões exigirem algum diploma para serem exercidas – seja um diploma universitário ou de curso profissionalizante – também faz com que as profissões mais práticas também sejam valorizadas, e poucas profissões sejam vistas como “algo que qualquer um pode fazer”. Até porque não é assim, nenhuma profissão pode ser feita por qualquer leigo, todas exigem experiência, habilidade e prática.

Empregos que não exigem nenhum tipo de qualificação costumam ser empregos temporários, bicos, e são exercidos mais por estudantes universitários aproveitando as férias ou o tempo livre pra ganhar um dinheiro extra pra bancar os estudos. E por aqui, qualquer profissão que você escolha exercer vai quase com certeza te dar acesso a uma vida bem normal de classe média.

Edit: Eu tenho recebido muitas perguntas genéricas via esse post referente a Ausbildung, como “Pra fazer Ausbildung precisa disso ou daquilo?”, ou “Como que se inscreve?”, etc. Nenhuma dessas perguntas eu tenho como responder porque Ausbildung não é UMA coisa, é um modelo de curso profissionalizante. É como se me perguntassem “Quero fazer faculdade, como se inscreve?”. Ué, como que eu vou saber, pra cada curso, pra cada faculdade vai ser uma resposta diferente. Ausbildung é um tipo de curso, não é um curso único que vale pra tudo. Então se você quiser saber mais informações sobre alguma Ausbildung, você tem que: saber que curso vc quer fazer; descobrir que instuituições/organizações/empresas oferecem esse curso; e então procurar informações sobre inscrições no site dessa instituição, organização ou empresa! Boa sorte!


(Publicado em 12 de Fevereiro de 2017)

25 comentários

  1. Muito claro e bem escrito o texto. Gostoso de ler. Eu não fazia ideia dessas opções….A diferença do sistema Brasil é gritante. Pior, a mentalidade…Tenho dois filhos, o mais velho tem 30 anos, desenrolado, bem sucedido mas como trancou a Universidade para ser empreendedor vive ouvindo críticas sobre o fato…sem Universidade é algo inferior, mesmo! Continue escrevendo…uma hora abre a cabeça do povo brasileiro…

  2. Obrigada pelo texto. Pode me dizer por favor qual o nivel de Alemão para poder fazer este curso? Para fazer o curso eu posso apenas me matricular ou eu tenho que ser contratada na área para fazer o curso?

    1. Vivian,
      o nível de Alemão exigido, NORMALMENTE é o B2. Mas isso depende de cada curso, como expliquei no post, cada curso e cada instituição tem regras diferentes para admissão de novos alunos. Você tem que procurar o curso que gostaria de fazer e ver os requisitos com a instituição que o oferece. Para fazer uma Ausbildung você não tem que estar trabalhando na área – a Ausbildung é justamente um curso para te habilitar a trabalhar na área. Mas não é “apenas” se matricular: para conseguir uma vaga você tem que se inscrever e ser aprovada. O processo de admissão de novos alunos normalmente inclui uma entrevista, avaliação do seu histórico escolar e do seu currículo, carta de motivação, essas coisas. Alguns cursos são bem concorridos, outros, nem tanto. Boa sorte!

    1. Não, Aline, mas cada Ausbildung é uma coisa diferente, organizada por um instituto diferente, então pra cada curso as exigências e requisitos são outros.

  3. O texto é muito interessante. Moramos em Lisboa e minha sobrinha tem interesse em fazer uma Ausbildung na Alemanha em Marketing Digital. Como é o processo de inscrição? Obgd

    1. Vander. Como eu expliquei no post, cada curso é um curso diferente com requisitos diferentes para a admissão de novos alunos. A sua sobrinha tem que procurar o curso que tem interesse e ver com a instituição que o oferece qual o processo de inscrição. O que eu posso dizer é que normalmente o processo envolve uma entrevista, avaliação do histórico escolar/currículo do candidato, carta de motivação, esse tipo de coisa.
      Abraço!

  4. O problema do Ausbildung na Alemanha (seja ele qual for) necessita de documentos/certificados traduzidos para alemão e com uma certificação em como é reconhecido na Alemanha, caso você tenha um tipo de formação escolar qualquer. Por exemplo o meu caso, eu sou de Portugal e tenho um curso superior de administração, eu vim para a Alemanha à 3 anos e tenho tentado SEMPRE Ausbildungs como técnica de contabilidade e nunca fui aceite em nenhum! Fui à pouco tempo ao Agentur für Arbeit e foi aí que descobri que o meu diploma tem que ter uma certificação em como é reconhecido aqui na Alemanha, NUNCA NINGUÉM ME TINHA DITO NADA DISSO! Eu sou europeia e existe aqui na Europa uma coisa que é o Tratado de Bolonha, que basicamente “fornece” o reconhecimento da faculdade e do curso em todos os países da comunidade europeia…. Só que o problema é que não é bem assim e andei a perder anos de minha vida. Portanto quem for português ou mesmo brasileiro…. É preciso ter todos os documentos traduzidos por um tradutor juramentado, e de seguida ir a um Anerkennungs-und Qualifizierungsberatung. Não é tão simples assim fazer um Ausbildung, não basta só enviar o Bewerbung.

    1. Oi Barbara. Pelo que eu sei não é bem assim. Eu conheço quem faz Ausbildung em obstetrícia e tanto o certificado do colegial quanto o diploma da faculdade dela, brasileiros, foram aceitos sem problema, sem qualquer tipo de reconhecimento. A Agentur für Arbeit vai recomendar que você tenha seu diploma reconhecido oficialmente pq aí não tem dúvidas de que ele será aceito em qualquer situação. Mas ele ser aceito ou não vai depender do instituto onde você está se candidatando para uma vaga de Ausbildung. Nas vezes que você não foi aceita, eles especificaram o motivo? Tem duas maneiras de saber melhor como otimizar suas chances de ser aceita: ligar pro responsável pela Bewerbung pra Ausbildung e perguntar se o seu diploma vai ser aceito só traduzido ou se eles querem um reconhecimento oficial da equivalência dele com um diploma alemão e não tendo sido aceita, procurar descobrir entrando em contato com o instituto, o motivo.

  5. Boa tarde!
    Gente, então o meu diploma de ensino médio não é reconhecido na Alemanha?
    Chegando lá terei que estudar novamente, antes de fazer o Ausbildung?

  6. Voce saberia me informar , quais documentos sua amiga que ja tinha um curso superior . feito aqui no Brasil, usou para fazer o curso tecnico? Eu tou arrumando os meus documentos, queria saber se só os documentos da universidade sao suficientes ou se preciso de algum do ensino medio.

    1. Katrine,
      Como falei no post, cada curso é um curso diferente com requisitos diferentes para admissão de novos alunos. Você tem que ver com a instituição do curso no qual você quer se inscrever, quais documentos eles pedem. Não há uma resposta única que valha para todos os cursos. Abraço!

    1. Que eu saiba não há limite de idade, mas como eu falei no post, cada Ausbildung é um curso diferente de uma instituição diferente, com regras específicas e diferentes para admissão de novos alunos. Então você tem que ver com a instituição do curso que você quer fazer quais são os pré-requisitos para aquele curso. Não há uma resposta válida para todos os cursos técnicos da Alemanha. Abraço.

  7. Olá, vou fazer o Ausbildung, vou ganhar o visto pra isso, só que as aulas só começam no ano que vem…vc sabe se já recebo os benefícios msm sem ter começado a estudar ? Tipo eu vou ganhar visto de estudo pro Ausbildung, vc sabe me dizer se já recebo os benefícios como salário mensal ?

    1. Natanael. Não tem como eu saber isso, pergunte para a instituição que vai te pagar o salário. Me parece que não, por que eles começariam a te pagar antes de você iniciar o curso? Mas não sei o que está escrito no seu contrato, vê com eles.

    1. Oi Francisco
      Como falei no post, cada curso é um curso diferente com requisitos diferentes para admissão de novos alunos. Você tem que ver com a instituição do curso no qual você quer se inscrever, quais documentos eles pedem. Tenho amigos que fizeram Ausbildung aqui e não precisaram de nada além de uma tradução oficial do diploma do Ensino Médio brasileiro, mas não garanto que seja assim com qualquer Ausbildung.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s