Eleições 4 – Votação por correio

As eleições para o parlamento alemão se aproximam, e cada vez mais se ouve falar nos partidos e nas discussões que os dividem.

Há quatro anos atrás, nas últimas eleições, eu escrevi um post mais completo explicando como funciona o sistema político da Alemanha (parlamentarismo) e quais são os principais partidos e suas propostas. Talvez valha a pena esse ano fazer uma atualização desse post, com as atuais propostas dos atuais principais partidos, mas vai depender da minha inspiração, heheh. Em outros anos com outras eleições eu escrevi também sobre como se vota (em cédulas de papel gigantescas), e como funciona o segundo turno.

Em alguns desses posts eu mencionei uma característica importante das eleições alemãs, que é bem diferente das brasileiras: aqui é possível votar por correio.

Isso mesmo, por correio. Você recebe a cédula por correio, vota em casa e manda para o tribunal eleitoral por correio. Em vários países isso é possível e – como tudo que envolve eleições democráticas – é uma decisão que tem que pesar dois lados. Por um lado, uma votação por correio é bem menos segura. Vc pode muito facilmente comprar/vender votos, pq é a coisa mais fácil do mundo vc saber se a pessoa pra quem você pagou para votar em você votou, mesmo, em você. Se a votação for só numa cabine onde ninguém mais pode entrar com você e ver em quem você está votando, não tem nunca como você saber em quem determinadas pessoas votaram. Também abre espaço para abusos de poder dentro de famílias. Digamos um pai de família abusivo que força todo mundo da família a pedir a cédula por correio para ele mesmo votar, ou se certificar que todos estão votando em quem ele acha que tem que ser eleito. Tem umas possibilidades bem complicadas aí.

Por outro lado, se você possibilita a votação por correio, você facilita para muitas pessoas que querem votar mas não conseguiriam ir ao local de votação no dia da mesma. Em uma democracia é importante não só que as pessoas tenham o direito de votar, mas também que o processo seja o mais fácil possível, para se certificar que o maior número de pessoas possível vai ter a chance de dar a sua opinião nas urnas. Se você for viajar e não vai estar presente no dia da votação, vota por correio. Se você tem dificuldades de se deslocar até o local de votação por algum motivo, vota por correio. Facilitando você aumenta o número de eleitores que votam.

Então a maneira como funcionam as eleições, em qualquer país democrático, é sempre uma tentativa de achar a melhor combinação de segurança e facilidade. Não tem uma solução única que é A solução correta.

Então seja como for, a questão é que aqui dá pra votar por correio. E esse ano estaremos viajando no dia das eleições, então o meu marido pediu a cédula dele por correio. (Eu não posso votar para as eleições federais, tem que ser cidadão alemão). E eu aproveitei a chance pra ver como funciona e escrever um post sobre o assunto!

Então é assim. Quando as eleições se aproximam, você recebe uma carta te “convidando” pra ir votar. Basicamente é uma carta que te diz a data das eleições, que eleição que é, onde que você vota, essas coisas. Quando você vai votar você leva essa carta com você no local de votação. E junto com essa carta vem um formulário para você preencher caso você queira receber a cédula por correio. Você pode também pedir pela internet. Basicamente você preenche os seus dados de eleitor (os que vêm na tal carta que você recebeu). E alguns dias depois você recebe a cédula por correio, mais ou menos um mês antes das eleições.

Sobre a cédula eu já falei em algum dos posts anteriores sobre as eleições, mas elas são assim:

IMG_6724

IMG_6722

É uma cédula bem comprida. Não vou explicar como funciona a eleição em si porque isso eu já fiz nesse primeiro post, então lê lá. Você preenche a sua cédula bonitinho em casa sem ninguém ver e coloca num envelope azul que você recebeu junto. Assim:

IMG_6725

Esse envelope azul não tem nenhuma informação sobre você nem sobre a sua região de votação nem nada disso. Então esse envelope azul com a cédula dentro é o que as pessoas que fazem a abertura e contagem do voto vão receber. Mas não é esse envelope azul que você coloca na caixa de correio, não. O azul vai dentro de um envelope rosa, esse daqui:

IMG_6726

Essa parte branca você destaca e coloca dentro do envelope, e é onde tem o seu nome, número de eleitor, essas coisas todas pra identificar quem é que está votando. Importante, lógico, pra saber que você que votou e você votou. Pra ninguém votar duas vezes. Esse envelope é o que você coloca na caixa de correio. A sua carta tem que chegar até no máximo às 18h do dia da eleição. Então tem que tomar o cuidado de enviar com atencedência para chegar a tempo. Você pode também entregar a carta no seu local de votação no dia da eleição. Não sei que diferença faz você ir lá votar ou votar em casa e ir levar sua cédula lá, mas enfim, dá.

Você pode também – se te interessar – ir lá no local da sua região em que se faz a abertura dos envelopes e contagem do votos e assistir a mesma pra ver se tá tudo sendo feito direitinho.

Uma coisa interessante sobre a votação por correio é que se você enviar a sua cédula por correio e aí morrer depois disso mas antes do dia da eleição, o seu voto conta. E, embora você esteja votando antes, se alguma coisa acontecer que faça você mudar de idéia em relação ao voto que você já enviou – antes das eleições – já era, não tem como mudar seu voto. Quer dizer, uma vez colocada a carta na caixa de correio, o voto está dado.

É isso! Antes das eleições eu ainda vou fazer um post sobre o Wahl-O-Mat (um app pra ver com quais partidos você se identifica) e no dia das eleições, claro, um post com os resultados – e se eu tiver tempo com uma explicação atualizada de cada partido.


(Publicado em 9 de Setembro de 2017)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s