Mais sobre adventos

Continuando a série de posts natalinos do ano, esse post vai ser sobre adventos e calendários de advento, uma das tradições natalinas alemãs que eu mais gosto. Na verdade eu já escrevi um post sobre calendários de adventos há quatro anos atrás. Mas na época calendários de advento eram uma coisa nova pra mim, e eu mesma nunca tinha feito ou tido um.

Esse ano eu finalmente fiz um calendário de advento, algo que eu vinha planejando fazer há cinco anos.

No Brasil não se fala muito de advento, é uma coisa que fica mais nas igrejas, mesmo. Aqui os adventos são bem importantes e comemorados. São os quatro domingos que precedem o Natal. Esse ano o primeiro advento caiu no dia 3 de dezembro, o segundo no dia 10, o terceiro vai cair no dia 17 e o quarto no dia 24. O período entre o primeiro advento e o Natal é chamado de ‘Adventszeit‘, ou período de advento. Na verdade é meio como uma contagem regressiva para o Natal, mesmo. Não é uma comemoração por assim dizer, mas uma preparação para o Natal.

Aquelas coisas que se faz nas semanas anteriores: comprar presentes, montar a árvore de Natal, decorar a casa, preparar as comidas da ceia, todas essas coisas são o que caracterizam o período de advento. E pra marcar essa contagem regressiva, o advento do Natal, são dois os itens típicos encontrados em grandes quantidades na Alemanha: A Coroa de Advento e o Calendário de Advento.

A Coroa de Advento é basicamente uma guirlanda de colocar na mesa, com quatro velas, as quais são acesas aos domingos. No primeiro domingo acende-se a primeira vela, no segundo domingo a primeira e a segunda, no terceiro, as duas e a terceira, e no quarto, todas.

coroa-do-advento-03

É uma decoração de Natal presente em todas as casas alemãs, nessa época do ano se acha super fácil para vender em qualquer lugar. Nas igrejas, as velas dos adventos ficam acesas o tempo todo até o Natal (são umas velas gigantes).

Ontem eu fui a um concerto de Natal de um coral, e eles cantaram uma música tradicional de Natal sobre o advento que ilustra muito bem esses preparativos típicos e o significado do Advento. Vou colocar a letra aqui com tradução e uma explicação de cada estrofe. São quatro estrofes, e cada uma representa um advento e as atividades típicas dele.

Vorfreude, schönste Freude. Freude im Advent. 
Tannengrün zum Kranz gewunden, 
rote Bänder dran gebunden, 
und das erste Lichtlein brennt. 
Erstes Leuchten im Advent, Freude im Advent. 

Antecipação, a melhor alegria. Alegria no Advento.
Os ramos de pinheiro trançados numa coroa,
fitas vermelhas amarradas,
e a primeira luzinha brilha
A primeira luz do advento, alegria no advento.
A primeira estrofe ilustra justamente a coroa de advento, feita de ramos de pinheiro trançados e decorados. A primeira vela é acesa.

Vorfreude, schönste Freude. Freude im Advent. 
Heimlichkeit im frühen Dämmern, 
Basteln, kleben, sägen, hämmern, 
und das zweite Lichtlein brennt. 
Heimlichkeiten im Advent, Freude im Advent.

Antecipação, a melhor alegria. Alegria no advento.
Aconchego no amanhecer,
montar, colar, serrar, martelar
e a segunda luzinha brilha.
Aconchego no Advento, alegria no advento.
A segunda estrofe fala sobre as decorações de Natal sendo preparadas: montar, colar (decorações diversas), serrar (a árvore), e a segunda vela é acesa.

Vorfreude, schönste Freude. Freude im Advent. 
Was tut Mutti, könnt ihrs raten? 
Kuchen backen, Äpfel braten, 
und das dritte Lichtlein brennt. 
Süße Düfte im Advent, Freude im Advent. 

Antecipação, a melhor alegria. Alegria no advento.
O que está fazendo a mamãe, adivinha?
Assando bolo, fritando maçãs,
e a terceira luzinha brilha.
Aromas doces no advento, alegria no advento.
A terceira estrofe é sobre os doces, bolos e tortas que caracterizam a época de Natal. Torta de maçã é uma torta típica do inverno, quando as maçãs são uma das poucas frutas que se encontra frescas no mercado. A terceira vela é acesa.

Vorfreude, schönste Freude. Freude im Advent. 
Kinderstimmen leise, leise, 
üben manche frohe Weise, 
und das vierte Lichtlein brennt. 
Lieder klingen im Advent, Freude im Advent.

Antecipação, a melhor alegria. Alegria no advento.
As vozes de crianças suaves, suaves,
praticando sons felizes,
e a quarta luzinha brilha.
As canções tocam no advento, alegria no advento.
E finalmente a quarta estrofe é sobre as crianças praticando as músicas de Natal para cantar de porta em porta na noite e no dia de Natal. A quarta vela é acesa.

Eu gostei dessa música porque ela transmite muito bem o feeling dessa época por aqui.

E o segundo item tradicional é o Calendário de Advento. É o seguinte: o calendário de advento é basicamente um calendário de contagem regressiva para o Natal. Ele começa no dia 1° de Dezembro e termina dia 24. Só que ele não é um calendário como qualquer outro, mas especial: cada dia guarda uma surpresinha! Normalmente é um chocolatinho, mas existem várias formas e variações de calendários de advento e você pode fazer o seu própio e decidir o que colocar nele!

Calendários de advento são super comuns aqui. Você pode comprá-los prontos (normalmente de alguma marca de chocolate, é basicamente uma caixa com uma imagem natalina e janelinhas pra destacar e abrir. Atrás de cada, um chocolate) ou fazer o seu próprio, que é o mais legal, já que os prontos são meio feios.

813mny9hjhl-_sx568_

Um calendário de advento de comprar pronto, da Lindt.

E como fazer o seu própio calendário? O formato fica para a sua criatividade definir, o mais legal dos calendários de adventos feitos à mão é que cada um inventa um jeito diferente de fazer e acaba saindo as variações mais diversas! O importante é que tenham 24 caixinhas, ou sacolinhas, ou potinhos ou o que for, Um para cada dia de Dezembro que precede o Natal. Legal também é quando dá pra ver quais caixinhas já foram abertas. Como os domingos são os dias de adventos, dias mais importantes, você pode também fazer uma caixinha maior para cada domingo e colocar por exemplo um presentinho em cada um, em vez de chocolate.

Você pode fazer um calendário para dar de presente para alguém (mas tem que dar antes do dia primeiro de dezembro, senão não tem graça!), para as crianças abrirem, ou para as pessoas da sua família, etc. Eu e meu marido fizemos o calendário para nós dois, alternando. Então ele colocou chocolates em metade das caixinhas, nos números pares, e eu nas caixinhas de números ímpares. Aí eu abro as caixinhas que ele preparou e vice-versa. Nos domingos, colocamos presentinhos (ingressos pro cinema no dia, uns enfeitinhos de natal… coisinhas assim).

Esse ano o primeiro advento caiu no dia 3 de Dezembro. Mas ás vezes o primeiro advento cai já no final de Novembro. O calendário de advento começa mesmo assim só no dia primeiro, então nos anos em que o primeiro advento cai antes, ficam só três domingos de advento no calendário. Mas tudo bem.

Assim ficou o calendário de advento que fizemos esse ano:

Eu fiz as caixinhas de origami, e o marido montou essa rede de cordão para pendurar. Aliás, uma observação importante: os dias no calendário de advento nunca ficam organizadinhos de 1 a 24, mas misturados aleatoriamente, pra você ter sempre que ficar procurando a janelinha daquele dia.

Aqui alguns outros exemplos de calendários de advento:

Agora já está meio tarde pra fazer um calendário de advento para esse ano, mas você já pode ir planejando o seu do ano que vem. Eis o nosso calendário no momento:

img_4017

Muitos chocolates foram comidos!

É isso!


(Publicado em 20 de Dezembro de 2017)

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s