Quando? Onde? Por quê?

Laís, 31, arquiteta.

IMG_3648

Laís e umas árvores de Natal

Chegou na Alemanha em Julho de 2012 pra morar com o namorado (hoje marido) alemão e não pensa em voltar.

Gosta do Netflix, gatos e pizza. Detesta berinjelas, chiclete e buzinas.

Super interessada em diferenças culturais e em como funcionam as coisas nos outros países do mundo, e por isso começou o blog em março de 2013.

32 comentários

  1. Laís, gostei de suas dicas de Nuremberg! Em setembro estou com um grupo de amigos saindo de Berlim e estamos pensando em ficar 2 noites em Nuremberg, pois nosso destino final é Munique. Vale a pena passear por um dia em Dresden ou ir direto à Nuremberg? O blog está ajudando a desvendar um pouco mais da Alemanha!

  2. Amandooo seu blog!! Parabéns!! Estou indo pra Alemanha pela primeira vez em janeiro e além de sentir que já estou lá rsrs senti uma afinidade grande por vc e pelo jeito que escreve!! Obrigada!!

    1. Oi Georgia! Wow, obrigada! =D Tenho impressão que as pessoas que aparecem por aqui no blog (e ficam) são bem parecidas comigo, hehe!
      Boa viagem, vc certamente vai gostar da Alemanha! 😉

  3. Lais, parabéns pelo seu blog !!! Muito legal mesmo, estou juntando dinheiro para ir para Berlim em setembro desse ano, e queria saber se vc já escreveu alguma coisa, ou pretende escrever, sobre o costume que existe ai na Alemanha de alugar as casa por temporadas enquanto os moradores estão fora. Tenho uma amiga que mora ai no estilo “nomadi” por ser mais barato, mas gostaria de saber mais sobre o assunto!
    Ahhh e tbm queria saber se eu com um passaporte italiano, se vc acha q tenho alguma vantagem na hora de encontrar um emprego por ai!
    Agradeço desde já e de novo, PARABÉNS pelo blog e por sua maneira de escrever. 😉

    1. Oi Henrique! Legal que vc gostou do blog!
      Nunca escrevi nada sobre esse assunto, mas realmente os alemães quando viajam por um período longo frequentemente alugam a casa pra outras pessoas, mas não saberia o que te dizer sobre esse assunto além disso!
      Com passaporte italiano a vantagem é não precisar de visto. O que já é uma ajuda gigante, né. Eu tb tenho uma nacionalidade européia e isso facilitou a vida loucamente pra mudar pra cá.Não sei direito o que vc quis dizer com vantagem na hora de procurar emprego: tipo se o empregador vai achar melhor que vc tem cidadania italiana pra decidir te contratar? Isso não, pro empregador não faz nenhuma diferença, só pra vc pessoalmente pelas questões burocráticas.

      Obrigada pela visita! =D

  4. Olá Lais!!!
    Tudo bem? Parabéns pelo seu Blog. Muito bacana, muito completinho!!!
    Queria uma ajuda sua no aspecto CLIMA… estou indo para Berlim e Dresden no final de abril… como é o clima, a sensação térmica por aí nessa época?
    E é possível se comunicar bem em inglês?

    Muito obrigada!!!
    Um abraço!
    Karen

    1. Oi Karen! Que bom que vc gostou do blog!
      Sobre o clima, vc escolheu o mês mais difícil pra perguntar, rsrsrsrs! Os próprios alemães têm uma expressão pra descrever o clima em Abril: “April, April, der weiß nicht, was er will!”, “Abril, Abril, não sabe o que quer”. hehe. Então basicamente em abril pode fazer frio, calor, chover, nevar, tudo junto… Mas vai, dado que não foi um inverno muito frio esse ano, acho que dá pra imaginar que no final de abril o clima já vai estar bem de primavera, com temperaturas por volta dos 20°C. Maaaas, como falei, é uma incógnita, então venha preparada pra qualquer coisa! Melhor mesmo é olhar a previsão do tempo uns dois dias antes de vir, e pronto!

      Em Berlim é bem tranquilo se comunicar em inglês, já em Dresden, pode ser difícil dependendo de onde vc for… mas dá pra ser virar!

      Boa viagem!

  5. Oi Laís!!
    Tudo bem?!
    Encontrei seu blog enquanto pesquisava sobre pets na Alemanha!
    Estou indo para Jena em Agosto e meu cachorrinho vai junto! Ouvi dizer que não tem petshop por aí, que banhos e tosas são feitos em casas e etc… é isso mesmo?
    E veterinários, sabe me dizer como funciona?? As vacinas dele estão sempre em dia, por isso me preocupo como será aí!

    1. Oi Karen! Não tenho a menor idéia de como funciona isso pois não tenho cachorros, apenas gatos, e gatos não se leva no petshop pra tomar banho, hehe. Tem petshops sim, mas agora que vc falou percebi que realmente os petshops são só lojas, nunca vi nenhum petshop com um lugar para banho e tosa que eu me lembre… Vou perguntar para amigos que tem cachorro como eles fazem e depois te respondo de novo!
      Quanto a veterinários, o que você quer saber como funciona, exatamente?

      1. Oi Laís!!!
        Obrigada pela resposta!!
        Sobre os veterinários queria saber se a carteirinha dele daqui posso continuar usando aí ou só o documento que faço pra viagem (CZI, etc)? em relação as vacinas é minha preocupação!

        obrigada de novo!!!

      2. Oi Karen! Se vc pode usar essa mesma carteira de vacinação ou não eu não tenho ideia, mas de uma maneira ou de outra não vejo porque isso poderia causar qualquer problema – vc encontra um veterinário, mostra/explica quais vacinas já foram dadas, continua dando as vacinas de boas e tudo bem.
        Mas seja como for, o mais importante é você se certificar que todos os documentos que vc precisa ter pra trazer seu cachorro pra cá, estão em ordem e tudo certinho, porque se estiver faltando alguma coisa seu cachorro pode ser retido para ficar em quarentena! =/

  6. Oi Laís! Tudo bem! Meu nome é Renata e também vou me mudar pra Alemanha em breve.
    Vi que você falou de netflix e queria te perguntar como vc liga com netflix ou youtube, devido às várias proibições da maldita gema >((( Vc já chegou a comparar a variedade de filmes\séries da netflix na Alemanha e no Brasil? É gritante. Eu e meu noivo às vezes assistimos juntos (eu aqui e ele lá) e aí eu sugiro um filme, e SEMPRE ele não tem. Então a gente acaba assistindo à unica opção que ele tem de 20, por exemplo. Vc consegue falar que está em outro país, pra liberar mais filmes?
    Beijos,
    Renata

    1. Oi Renata! Então, liberar o netflix até pouco tempo dava com qualquer plugin de VPN, tipo o Hola pra Chrome. Isso não vale só pra cá, mas pro Brasil tb se vc quisesse ver netflix dos EUA, e tal. E isso não é ilegal, é só um plugin que faz com que não dê pra saber em que país seu computador está, ou então que dá um IP de outro país pro seu computador, algo assim. Aqui na Alemanha não tem nenhuma lei contra isso, então dá pra usar de boas.
      MAS como muuuuita gente tava usando isso pro Netflix no mundo inteiro, pra acessar o Netflix dos EUA que tem mto mais conteúdo, o Netflix, pressionado pelas resolveu barrar VPNs e agora não rola isso mais! =((( E é bem ruim pq de fato o Netflix daqui é beeem limitado…
      Mas usar plugin de VPN ainda serve pra outros sites onde vc não consegue assistir coisas por causa do país em que está, como Youtube, Hulu, sei lá. Outros sites assim.
      http://www.wired.com/2016/03/netflix-discontent-blocked-vpns-boiling/

  7. Olá, Laís Gostei muito do seu texto e fotos sobre as calçadas da Alemanha. Pedestre são respeitados, que bom. Sou fisioterapeuta e aconselho meus clientes a andar a pé. Morei na Alemanha mais de 2 anos, e aprendi muito aí. A Gestão Pública é correta. Somos Pedestres. Abraço. Marcia Custódio

  8. Olá! Gostei muito do seu post sobre o sistema educacional! Estou super confusa pois mudaremos em janeiro e tenho dois filhos um de 5 e outro de 12 anos, completaram agora. Como faço para matriculá-los na escola? E série que irão? Você sabe de algum cana que eu possa esclarecer estas questões ou você mesma?
    Ainda estou meio perdida…rs
    Obrigada

    1. Oi Mayla. Não sei dizer como matriculá-los na escola. Eu acho que quando vc chegar e for resolver as burocracias da chegada, isso já vai ser meio automático, já que é obrigatório pras crianças serem matriculadas na escola. Mas eu realmente não sei como é. Recomendo ligar pro consulado alemão no Brasil e perguntar pra eles.
      Sobre as séries, imagino que o de 5 começará a primeira série em setembro de 2017 (se ele já tiver completado 6 anos até lá), e o de 12 irá para a sétima série… acho.

  9. Preciso saber as temperaturas na Alemanha em setembro na primeira quinzena , pois tudo que vi só fala do fim de setembro.
    Não sei que roupa levar, há quem diga que ano passado fez um calor insuportável dos dias 4 a 15 de setembro

  10. Oi, Laís!

    Coincidentemente sou arquiteta e acabo de me mudar pra Dresden, onde ficarei por pelo menos 1 ano e meio por causa do trabalho do meu marido.
    O seu blog, a sua maneira de escrever e os detalhes das informações têm me ajudado muito! Continue postando!

    Um abraço =)

  11. Oi Laís! Conheci seu blog hoje e, menina, que pérola. Eu li um trilhão de post, “folheei” vários e cheguei até o fim. Estou própria aqui há quase 4 anos e foi muito legal vê-la descrevendo coisas que já tinha notado mas nunca tinha parado para pensar. E também aprendi coisas novas. Para mim o mais impressionante foi justamente o seu primeiro post: o do abraço. Eu sempre notei que quando eu vou abraçar alguém meio que dá tudo errado. Eu achava que é porque eles não sabiam se vinha aperto de mão, beijo ou sei lá o que mais. Me refiro a pessoas que eu poderia abraçar, tipo amigos de marido, etc. E gente, eles abraçam pro lado errado!!!!! hahahahhahahaa muito bom, estou vacinada pro próximo!!! É isso, queria te dar os parabéns, o conteúdo é maravilhoso, quisera eu ter lido antes de me mudar. Bjos

    1. Ahahaha, essa do abraço, 5 anos e meio depois eu ainda tô dando cabeçada nas pessoas, rsrsrs! Difícil abraçar prum lado diferente, muito difícil!
      Obrigada pelo comentário simpático, fico feliz que vc tenha se identificado! 🙂

  12. Laís! Guten Tag! Grata surpresa ter encontrado seu blog… Esclarecedor, engraçado, bonito, … Parabéns pela iniciativa!
    Minha mulher e eu estaremos em Dresden no 1o semestre de 2018, ela em curso da Unesco e eu no PhD sanduíche (esse termo dá um post… rs). O drama do momento é encontrar lugar p morar p 6 meses! Já desistimos de ficar juntos p causa da exigência do curso dela, então estou na caça de um BBB: bom, bonito e barato!!! Vc conhece o predio Franklin 20, na Franklinstr ? Parece uma boa p mim, pois é perto da TUD. Q tal um post sobre procurar moradia? Abraços de São Paulo (por enquanto…) !!!

    1. Oi Silvio! Se você está vinculado à TU Dresden, eu acredito que você possa procurar um apartamento pelo Studentenwerk, que distribui a moradia estudantil entre os estudantes. É que eu não sei se vale para doutorandos, talvez não. Mas dê uma procurada em Studentenwerk Dresden que você encontra as informações no site deles. (Eles têm também apartamentos para famílias ou kitnets individuais)
      No geral apartamento para ficar pouco tempo é difícil de achar, mesmo, porque tem bastante gente procurando lugares relativamente temporários (estudantes da Universidade) e aí para quem está alugando é claro que vale mais a pena alguém que vá ficar 2, 3 anos que alguém que vai só ficar alguns meses. E também é muito mais difícil achar algo antes de chegar do que encontrar quando já estiver aqui. Mas muito mais que isso eu não tenho muito como ajudar pq moro desde que vim no mesmo apartamento, que meu marido procurou e alugou quando eu estava vindo… Então não conheço muito do processo. Quanto ao endereço que você mencionou: no geral qualquer lugar de Dresden é razoável de morar, principalmente mais perto do centro. Eu não teria nenhuma crítica a te falar sobre essa rua ou região, mas lugar ideal depende muito de cada pessoa e suas preferências, né. Essa área, perto da universidade, é uma área silenciosa, sem muita coisa pra fazer a noite ou de fim de semana.

    2. se você quiser perguntar de mais algum lugar específico, fica a vontade pra mandar email, também, pela seção de contato do site – talvez seja mais fácil! 🙂 Obrigada pela visita e os elogios ao blog, fico feliz que tenha te ajudado!

      1. Oi Laís! Obrigado pela rápida resposta, mais um motivo de elogio ao seu blog! De fato, moradia não é coisa fácil em qualquer lugar do mundo, ainda mais a custo baixo por pouco tempo. Ficamos meio assustados também por causa das propagandas nos sites de imobiliárias: “corra! os estudantes estão invadindo Dresden para o próximo inverno!!!” … obviamente forçando para fechar negócio rápido. Continuaremos atentos ao seu blog! Valeu!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s